Deolane Bezerra teve o pedido de habeas corpus negado pela Justiça do Pernambuco nesta quarta-feira (11), um dia após ser presa novamente. Ela segue presa depois da audiência de custódia, e já se sabe que a influenciadora digital não deve recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Na decisão, o desembargador Eduardo Guilliod Maranhão, da 4ª Câmara Criminal, criticou a postura da advogada em se pronunciar, mesmo estando proibida. As irmãs de Deolane, Daniele e Dayanne Bezerra, também receberam críticas após pagarem a alguns fãs que ficaram na frente do presídio onde ela estava.
Leia também:
“Se a paciente (Deolane) foi autorizada a deixar o cárcere, foi exclusivamente pensando no bem da sua filha, de tenra idade. A autoridade policial noticiou que a paciente, mal pisou fora do estabelecimento prisional, cuidou de se manifestar sobre o processo perante a imprensa e postou mensagem que remete subliminarmente ao processo em rede social, afrontando as medidas cautelares que lhe foram impostas”, criticou em sua decisão.
Segundo as regras do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), a famosa não poderia se pronunciar publicamente sobre a prisão, seja em entrevistas, declarações ou publicações por redes sociais.
No entanto, além de fazer uma publicação no perfil oficial do Instagram dela, onde aparece com a boca amordaçada, a ex-participante de "A Fazenda" também deu uma declaração pública quando deixou o presídio.
"De fato, a paciente se manifestou publicamente, pelos órgãos de imprensa, sobre o processo que responde, dizendo ser vítima de um abuso de autoridade do senhor delegado de polícia, imputando aos agentes públicos que investigam os fatos uma conduta criminosa. Além disso, a paciente cuidou de postar no Instagram uma imagem de uma mulher amordaçada, transmitindo a ideia de que está sendo censurada ilegalmente. A paciente, segundo se diz, possui dezenas de milhões de seguidores nas redes sociais, agindo como agiu, procura mobilizar esses seguidores contra o processo de investigação em curso", relatou o desembargador.
O desembargador seguiu condenando a atitude das irmãs de Deolane. “Essa tentativa de mobilização da população contra as investigações em cursos fica ainda mais evidente quando a imprensa noticiou que familiares da Paciente estão financiando as manifestações em frente ao cárcere, como se pode ler em vários sites de notícias hoje consultados”.
Nova prisão de Deolane Bezerra
A prisão domiciliar de Deolane Bezerra foi revogada pela Justiça após o descumprimento das medidas impostas para a liberação do presídio onde a advogada estava desde a última quarta-feira (4).
Ela chegou a passar uma noite em liberdade, mas acabou tendo voz de prisão ao se apresentar em um fórum para assinar documentações. No entanto, Deolane Bezerra não ficou mais na Colônia Penal Feminina Bom Pastor, no Recife, onde a mãe dela, Solange Bezerra, segue detida.
Desta vez, a influenciadora digital seguiu para a Colônia Penal Feminina de Buíque, que fica no interior do estado, a quase 300km da capital pernambucana. Com isso, Deolane e a mãe ficarão separadas, aguardando julgamento em presídios diferentes.
Alan Oliveira
Alan Oliveira
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!