Mais do que nunca, o consumo consciente da energia elétrica tem se tornado preocupação para as famílias brasileiras. A atual situação energética do país fez com que a bandeira vermelha fosse implantada nas contas de luz – o que significa que para cada 100 kwh consumido há um acréscimo de R$ 4,50. Além das dicas práticas de como economizar, é possível também modificar alguns pontos da residência. As mudanças podem parecer complicadas, mas darão resultados na sua conta de luz a longo prazo.
Um dos principais produtos procurados na hora de minimizar o consumo de energia é a lâmpada LED, que consegue manter a mesma luminosidade de uma lâmpada convencional, porém com consumo 80% menor de energia elétrica. Por exemplo, um lustre com oito lâmpadas incandescentes de 25 W, acionadas 4 horas por dia, consome 24 kWh/mês. Já um com oito lâmpadas LED de 7 W consome 1,68 kWh/mês. A depender da marca e da potência, a lâmpada pode custar até três vezes mais. No entanto, essa tecnologia costuma durar mais e a sua utilização fará uma boa diferença na conta de energia.
Ainda na questão de iluminação, se quiser evitar que a lâmpada fique acesa quando não tem ninguém no ambiente, outra opção é instalar um sensor que capte a presença de pessoas. É indicado usar os sensores de movimento em locais em que não é necessário manter as luzes ligadas o tempo todo, como corredores e banheiros.Outro produto que muita gente não sabe, mas pode te ajudar na hora de economizar energia são as tintas de parede. Se você está de mudança ou pensa em reformar a casa, fique ligado nas cores. Isto porque as mais claras aproveitam melhor a luz do dia e a iluminação das lâmpadas. À noite, por exemplo, um quarto com paredes escuras precisa de luminárias mais potentes para conseguir a mesma iluminação de um quarto que tem paredes e tetos claros.Nesse caso, ambientes com mais iluminação fazem com que ar-condicionados e ventiladores sejam mais utilizados, o que refletirá diretamente na sua conta de energia. Mesmo entre as tintas claras, no entanto, tem aquelas que funcionam melhor na economia. Tons de amarelo e verde-claro, por exemplo, refletem mais luz que a cor branco gelo.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade