O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 acontecerá neste final de semana, nos dias 24 e 25 de outubro, e para ter um bom desempenho nas provas é importante estar bem alimentado. Alguns cuidados com a alimentação auxiliam no bom funcionamento do organismo e também são parceiros no controle da ansiedade.
Por conta disso, a nutricionista Luna Azevedo ressaltou que o estabelecimento de uma rotina pré-Enem é importante, principalmente no dia anterior. Isso significa comer de três em três horas e evitar alimentos pesados que causam gases. Além disso, é importante dormir bem.
Já antes da prova, a nutricionista sugere, para o café da manhã, alimentos como mel, frutas e aveia, por serem ricos em frutose, que dá energia e aumenta a atividade cerebral. Na segunda refeição pré-Enem, Luna ressalta que a escolha dos alimentos depende do horário que o estudante fará a prova, devido ao horário de verão. Para os baianos, que começarão o exame às 12h, uma opção é o consumo de sanduíches com frango, ovo ou atum, cerca de duas horas após o café da manhã. Momentos antes da prova, a nutricionista recomenda que os estudantes consumam bebidas e alimentos com cafeína, como café, mate, chimarrão e pó de guaraná, nos momentos que antecedem as provas, pois a substância aumenta a concentração. No entanto, só deve consumir cafeína quem já está acostumado, para que a pessoa não passe mal.
Durante o Enem, Luna recomenda comidas de fácil manuseio e que possuem características funcionais, como é o caso das castanhas (do Pará, de Caju), já que elas melhoram a concentração e a memória. Outras indicações são chocolate, de preferência com 50% ou mais, pois proporciona a sensação de prazer, relaxamento e bem-estar, fundamental durante o Enem.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade