Nutricionista recomenda reforçar alimentação durante a manhã antes do Enem (Foto: EBC) |
“O candidato deve evitar se alimentar com algo que não tenha hábito porque essa mudança pode se juntar à ansiedade e provocar uma diarreia”, afirma Marijara, que é professora da Faculdade Nobre e da Faculdade Anísio Teixeira.
Como o candidato tem que chegar ao local da prova às 11h (abertura dos portões na Bahia), a nutricionista aconselha que o estudante acorde mais cedo e reforce o café da manhã. “Ele deve acordar mais cedo, fazer um café da manhã reforçado, depois um lanche no meio da manhã com fruta, suco, iogurte e depois, almoçar”, recomenda. No almoço, é bom dar preferência a vegetais e proteínas brancas ou cereais.
Os portões fecham às 12h (da Bahia) e a prova começa às 12h30. A nutricionista aconselha que o candidato opte por alimentos que são fontes imediatas de energia, como barrinha de sementes, castanha de caju e do Pará, frutas secas e frescas.
“Quando o nível de açúcar começa a cair por conta do cansaço, esses alimentos renovam e mantêm a energia”, diz Marijara.
E comer chocolate durante a prova, é recomendado? “O chocolate tem índice glicêmico alto, então ele vira açúcar rápido. Ao mesmo tempo que dá energia rapidamente, ela cai rápido, o que pode fazer com que o aluno queira comer novamente em pouco tempo”, ressalta.
Além disso, nutricionistas são unânimes em rejeitar as comidas pesadas e recomendam que o candidato leve suco natural para tomar durante a prova ou água para se manter hidratado. Refrigerantes e sucos industrializados devem ser evitados.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade