|
---|
Prova no dia 22 de julho, com largada no Jardim dos Namorados |
Contagem regressiva. Faltam apenas 11 dias para a 2ª Meia Maratona Caixa da Bahia. Hora de redobrar a atenção com sua máquina. Nessa reta final, cuidar da alimentação é fundamental para conseguir um bom desempenho na prova, que será no dia 22. De nada adianta treinar um bocado se não der ao corpo o combustível necessário para ele ficar tinindo na pista.
Inscrição para a corrida, entra de kit e todas as informações sobre a prova você encontra no site da Meia Maratona Caixa da Bahia“É preciso se alimentar bem pra fazer uma reserva de energia muscular. Do contrário, pode ter fadiga, desidratação, desmaio. Às vezes você vê uma pessoa passando mal na corrida e acha que é por uma coisa pontual, mas muitas vezes é por causa de um histórico”, reforça a nutricionista Rosana Chagas.Cada categoria exige uma atenção específica. Quem vai correr apenas 5 quilômetros não precisa mexer no cardápio com antecedência, mas na noite da véspera da prova deve comer carboidrato. “O carboidrato é um substrato energético para o músculo e o esportista precisa fazer uma reserva”, explica Rosana. Uma boa pedida é comer uma massa com molho de tomate, ervas e vegetais.Quem vai disputar 10 ou 21 quilômetros precisa reforçar a alimentação, aumentando as porções de carboidratos 10 dias antes de ir pro asfalto. Frutas secas como damasco, raízes como o aipim e cereais como a aveia são boas opções.
Hidratação - No dia da prova, a alimentação deve ser feita uma hora e meia antes da largada para que a digestão seja feita corretamente. Outra preocupação que o corredor deve ter é com a hidratação: beba de 2 a 3 litros de água por dia. Água de coco também é recomendada nos dias que antecedem a prova. Quem vai correr os 21 quilômetros também pode tomar isotônico. No quadro ao lado, você vai encontrar algumas sugestões feitas pela nutricionista Rosana Chagas, mas lembre-se, todo cardápio deve respeitar a individualidade do atleta.