O palco principal do Festival de Inverno Bahia (FIB) 2024 foi tomado por nostalgia, romance, sofrência e também muito axé, neste sábado (24), 2º dia de festa em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano.
Ao longo da noite, o público assistiu aos shows de Samuel Rosa, Menos é Mais, Maiara e Maraisa e Filhos de Jorge. Com um friozinho de 17ºC, ninguém ficou parado. Seja com as coreografias baianas, no pagode ou no coro, a galera se aqueceu.
Leia mais:
Samuel Rosa levou nostalgia do Skank para o público do FIB 2024
Samuel Rosa subiu no palco pouco depois das 21h. No repertório, o artista apresentou vários sucessos nostálgicos do Skank - grupo que liderava até 2022. Entre eles, "Vamos Fugir", "Acima do Sol", "Vou Deixar" e "Jackie Tequila".
Muito interativo, o cantor conversou bastante com o público do FIB durante o show e vibrou com os fãs até o fim. "Muito obrigado, Conquista! Eu queria mais uma vez agradecer o carinho de vocês, a acolhida de vocês. É sempre assim. Hoje não foi diferente. Sabia que seria um grande encontro, assim como foram os outros".
Já nos bastidores, Samuel Rosa repercutiu a carreira solo, em entrevista ao iBahia, e comparou a nova fase, sem o Skank, a um novo romance. "É bem diferente! Eu fiquei mais de 30 anos tocando com as mesmas pessoas, com Skank, dividindo palcos, gravações. Agora é uma nova banda. É tipo namoro novo, todo mundo se curtindo", explicou.
Menos é Mais entregou muito romance em Vitória da Conquista
O grupo Menos é Mais começou a apresentação pouco depois das 23h. Para abrir o show, o vocalista Eduardo Caetano, mais conhecido como Duzão, mandou "Lapada Dela", hit em parceria com Matheus Fernandes.
Da banda, o público curtiu ainda "Vai Me Dando Corda" e "Adorei", entre outras. Mas teve espaço também para sucessos icônicos do pagode romântico e baiano, como "Até que Durou", de Péricles, e "Por Tão Pouco", de Exaltassamba, e até o atemporal "Mal Acostumada", do Ara Ketu.
O grupo também apresentou uma música nova para o público, que nunca foi tocada em um show. "Coração Partido", versão de "Corazón Partío" de Alejandro Sanz, que só será lançada no dia 29 de agosto.
Em coletiva de imprensa, Duzão revelou que pretende lotar mais um show em Salvador, como fez quando levou o projeto "Churrasquinho" para a cidade em janeiro. Os planos são gravar "Churrasquinho 3" na capital baiana.
"Na verdade, não está tudo confirmado. É uma intenção nossa. A gente vai gravar o próximo 'Churrasquinho Menos é Mais', o 'Churrasquinho 3', em duas partes. A primeira vai ser feita em Brasília, provavelmente. E a segunda quase certo que a gente grava dia 11 de janeiro em Salvador", disse o vocalista do grupo.
Maiara e Maraisa fizeram homenagem, desabafos e brincaram
Por volta de 1h do domingo (25) foi a vez da dupla Maiara e Maraisa comandar o festival. Para abrir o show, as irmãs escolheram sucessos que gravaram com a amiga Marília Mendonça, como "Esqueça-Me Se For Capaz" e "Presepada". Inclusive, a artista, que morreu em 2021, foi homenageada.
Depois, as mato-grossenses emplacaram hits exclusivos da dupla, como "A Culpa É Nossa", "Aí Eu Bebo" e "Narcisista". Introduzindo "Bebaça", Maiara e Maraisa aproveitaram para beber. Ao longo da apresentação, as duas mostraram vinho e whisky. "Vocês sabem que eu trabalhei muito para ter esse título de melhor bebaça do Brasil", brincou Maiara.
A cantora, que tem sido atacada após o emagrecimento, aproveitou para comentar as críticas e foi firme. "Eu não lido com isso, só vivo a minha vida. Sou feliz e pronto. Estou feliz com meu corpo e está tudo certo", disse Maiara.
Em outro momento, a artista desabafou sobre traições. "Eu já fui esse ano, ano passado. Tô cansada dessa vida já", brincou Maiara, que seguiu afirmando que gostaria de ser mãe. Depois, ela alfinetou novamente: "Era uma coisa que eu queria, mas não tem homem. Não tem macho decente".
A dupla Filhos de Jorge fechou o 2º dia de FIB 2024 com alto-astral
Por fim, foi a fez do grupo Filhos de Jorge levar a energia do axé baiano para o palco da festa. Os meninos começaram o show por volta das 3h, com muito alto-astral, ao som de "Ela Tem o Dendê".
Em seguida, a banda, que foi a primeira atração confirmada desta edição do FIB após ser escolhida por voto popular, continuou o show com "Venha", "Saudade de Você" e "Tem Jeito Não Querer".
"Nós queremos falar de sonhos. No ano passado, nós estávamos no palco alternativo, você votaram e, neste ano, nós estamos no palco principal, com muita alegria. É sobre isso. É sobre realizar sonhos e não desistir", desabafou Arthur Ramos, um dos vocalistas.
Apesar do horário, uma multidão aguardava a apresentação do grupo no Parque Teopompo de Almeida. A festa seguiu até quase o amanhecer de domingo, quando acontece o terceiro e último dia de festa.
Jão, Ana Castela e Seu Jorge encerram o FIB 2024 no palco principal ao longo da noite. Mas a festa ainda tem nomes como Pedro Pondé e Jeanne Lima em outros palcos. Abertura dos portões será às 18h e o início dos shows às 19h.
Veja a programação do FIB para o domingo (25)
Palco Principal
- Jão
- Ana Castela
- Seu Jorge
Arena da Música
- Rony Barbosa
- Pedro Pondé
- Du Nosso Jeito
- Jeanne Lima
Camarote Brahma
- Robertinha
- Pedro Pondé
- Robertinha