Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > festival de verão
Whatsapp Whatsapp
Artista múltiplo

Festival de Verão: cinco curiosidades sobre Carlinhos Brown

Artista se apresenta no evento no sábado, 27 de janeiro, ao lado da banda BaianaSystem

Julli Rodrigues • 06/12/2023 às 12:18 • Atualizada em 11/12/2023 às 19:29 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Cantor, compositor, percussionista, multi-instrumentista e artista plástico, Carlinhos Brown é um dos maiores nomes da música baiana e brasileira. Pela 6ª vez no Festival de Verão, Brown vai marcar presença no sábado, 27 de janeiro, primeiro dia do evento, em um encontro de gerações que tem tudo para ser inesquecível. No palco, o artista vai receber a banda BaianaSystem.


				
					Festival de Verão: cinco curiosidades sobre Carlinhos Brown
O cantor Carlinhos Brown se apresenta no FV24 em janeiro. Julli Rodrigues

Ao longo de mais de 40 anos de trajetória, Brown coleciona histórias e curiosidades que vão muito além dos seus projetos mais conhecidos. O iBahia selecionou cinco fatos da carreira do artista para você ficar por dentro.

Leia mais:

Confira:

Tocou em banda de rock


				
					Festival de Verão: cinco curiosidades sobre Carlinhos Brown
Imagem de divulgação de show da banda Mar Revolto. Foto: Reprodução

Em 1979, muito antes de ser o Carlinhos Brown que conhecemos, o artista tocou na banda de rock Mar Revolto, em sua primeira gravação profissional. O músico tocava percussão na banda, que também tinha como integrantes Luís Brasil, Raul Carlos Gomes, Octávio Américo, Geo Benjamin e Sílvio Palmeira. Foi ao lado deles que Brown subiu em um trio elétrico pela primeira vez. O legado da banda Mar Revolto foi celebrado em 2006, durante um show no Festival de Verão Salvador. Já em 2022, Brown lançou um álbum gravado em 2007 com os integrantes.

De onde vem o Brown?

Ao ser questionado sobre a origem do seu nome artístico, em entrevista à revista ISTOÉ Gente, em 2001, Brown disse ter um "conceito próprio". "T Rap Brown, que está preso por ter matado um policial, foi um dos líderes do movimento Black Power. Talvez ele seja o responsável. Seria mais fácil se fosse o James Brown porque é um pop star e o outro é um renegado, mas eu não renego nada", disse.

Timbalada e muito mais


				
					Festival de Verão: cinco curiosidades sobre Carlinhos Brown
Brown ao lado das Timbaladies e da jogadora Formiga. Foto: Divulgação

Brown criou diversos outros projetos além do grupo que marcou a história da música baiana. Só para citar alguns exemplos: "Vai Quem Vem", que participou do CD Brasileiro, de Sérgio Mendes; "Zárabes", movimento que homenageia a cultura muçulmana; e "Hip Hop Roots", que buscou reinventar a forma de tocar o surdo. Uma das iniciativas mais recentes é a banda feminina Timbaladies, com Patrícia Gomes, Amanda Santiago e Paula Sanffer, ex-integrantes da Timbalada.

Hitmaker do Carnaval à MPB

Brown é um dos maiores compositores da nossa música e demonstra sua versatilidade ao marcar presença tanto no Carnaval quanto na chamada Música Popular Brasileira (MPB). Dados divulgados pelo Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) em 2022, quando o artista completou 60 anos, apontam que Brown tinha 908 composições autorais registradas na entidade.

A produção do multiartista abarca clássicos como "E.C.T." (ao lado de Nando Reis e Marisa Monte), "Segue o Seco", "Meia-Lua Inteira", "Amor I Love You" (com Marisa Monte) e "Uma Brasileira" (com Herbert Vianna). Na música carnavalesca, nem se fala: são de sua autoria hits como "Maimbê Dandá" (com Mateus), "Cadê Dalila" (com Alain Tavares) e "Selva Branca" (com Vevé Calasans), entre outros.

Artista plástico


				
					Festival de Verão: cinco curiosidades sobre Carlinhos Brown
O cantor e compositor Carlinhos Brown posa em frente a uma de suas telas. Foto: Divulgação

A partir de 2013, Brown passou a se expressar também através das artes plásticas. Sua primeira exposição oficial, “O Olhar Que Ouve”, foi apresentada na Caixa Cultural de Brasília e no Palácio do Planalto, além de ocupar o Espacio Fundación Telefónica em Madrid, na Espanha.

Veja mais curiosidades sobre artistas confirmados no FV24

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM FESTIVAL DE VERÃO :

Ver mais em Festival de verão