Funeral da Rainha Elizabeth II: corpo da monarca chega à Londres nesta terça (13); veja detalhes


Foto: The Royal Family

Após as cerimônias realizadas na Catedral de Saint Giles localizada em Edimburgo, na Escócia, o caixão com o corpo da rainha Elizabeth II será transferido para o aeroporto da cidade e depois para a base da Força Aérea Real, em Londres, nesta terça-feira (13). A monarca faleceu na última quinta-feira aos 96 anos.

De acordo com informações do site O Globo, a princesa Anne deve acompanhar o trajeto. O horário de chegada é previsto de 19h (15h no Brasil). Em seguida, o corpo será levado para o Palácio de Buckingham, onde será recebido pelo rei Charles III e pela rainha consorte Camilla.

Ainda nesta terça, o rei e a rainha também visitarão Belfast para encontrar o secretário de Estado da Irlanda do Norte, Chris Heaton-Harris, bem como outros líderes locais. Após um encontro com líderes religiosos, o casal participará de um culto na Catedral de Santa Ana, antes de retornar à Londres.

A despedida de Elizabeth II, cujo reinado durou 70 anos, vai se prolongar por toda a semana, e só será finalizado em um funeral de Estado previsto para o dia 19 de setembro, na Abadia de Westminster, em Londres.

Foto: Jornal O Globo

Quarta-feira, 14 de setembro

O caixão da rainha será levado do Palácio de Buckingham para o Palácio de Westminster, sede do Parlamento, pouco depois das 14h, onde ficará por quatro dias. Será uma ocasião formal em que é posto à vista antes da cerimônia fúnebre.

O público poderá assistir ao cortejo pelo centro de Londres, onde o caixão será adornado com a coroa do Estado imperial e transportado em uma carruagem da Tropa Real de Artilharia do Rei. O rei e membros da família real caminharão atrás, em uma jornada que levará 38 minutos.

Quinta-feira, 15 de setembro
O dia marca o primeiro de quatro dias completos em que o corpo da rainha ficará em Westminster Hall. É neste local que o caixão permanecerá até a manhã do funeral. Espera-se que milhares de britânicos possam prestar suas homenagens no edifício do século XI.

Sexta-feira, 16 de setembro
O caixão da rainha ficará exposto pelo segundo dia. O rei, acompanhado pela rainha consorte, viajarão para o País de Gales, marcando o final de suas primeiras visitas às quatro nações do Reino Unido como rei.

Sábado, 17 de setembro
O caixão da rainha continua exposto no Westminster Hall

Domingo, 18 de setembro
O caixão da rainha ficará exposto pelo quarto dia inteiro no Westminster Hall. Ao final do dia, ele será levado em procissão para a Abadia de Westminster para o funeral de Estado. Entre os convidados estarão membros de sua família, políticos, chefes de Estado e governo estrangeiros e representantes de instituições de caridade que ela apoiou.

Após o funeral, o caixão viajará em procissão da Abadia de Westminster ao Arco de Wellington, de onde seguirá para Windsor para outra cerimônia. Por fim, o corpo da rainha será depositado junto ao do seu marido, príncipe Philip, que morreu em abril do ano passado.

Leia mais sobre Mundo no ibahia.com e siga o portal no Google Notícias