Autoridades da Arábia Saudita anunciaram a detenção de um cidadão egípcio, empregado em um hotel, que aparece em um vídeo tomando café da manhã com uma colega de trabalho saudita. O Ministério do Trabalho, que deu a notícia, afirmou ainda que intimou o dono do estabelecimento a comparecer para prestar depoimento.
Em um vídeo visto milhares de vezes nas redes sociais, os dois tomam café da manhã em uma mesa, acenando para a câmera. Em dado momento, a mulher, que veste um tipo de véu islâmico que deixa apenas as mãos e os olhos visíveis, oferece ao homem um pedaço de alimento.
O país que é o maior exportador de petróleo do mundo tem promovido recentemente uma série de reformas econômicas e sociais, incluindo a extinção de uma lei que proibia que mulheres dirigissem. Algumas práticas ultraconservadoras, porém, continuam fortemente arraigadas no reino.
Um comunicado do Ministério do Trabalho no domingo afirmou que uma equipe de investigação visitou o hotel na cidade de Meca e prendeu o cidadão egípcio sob a acusação de trabalhar em uma profissão reservada para sauditas, sem oferecer mais detalhes. O dono do hotel foi intimado "por não ter respeitado os limites espaciais para o trabalho de mulheres".
Leis no país estipulam que áreas de trabalho devem garantir um espaço privado para funcionárias, para que fiquem separadas dos homens, o que na prática nem sempre é seguido à risca. A autoridade responsável pelo caso ainda divulgou um comunicado exigindo que cidadãos estrangeiros respeitem as leis e tradições do país.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
Redação iBahia
AUTOR
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade