Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias
Whatsapp Whatsapp
NOTÍCIAS

Golpes na compra e venda de veículos acontecem diariamente

Facilidade para comprar e vender carros pela internet tem ocasionado um aumento no número de golpes no mercado automobilístico

Redação iBahia • 22/10/2019 às 9:15 • Atualizada em 26/08/2022 às 19:17 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Muitos golpes envolvendo a compra e venda de veículos são relatados diariamente em todo o Brasil. A facilidade para comprar e vender carros pela internet tem ocasionado um aumento no número de golpes no mercado de carros, motos e caminhões seminovos.

Ari Pinheiro Junior, empresário do setor de carros seminovos e presidente da ASSOVEBA (Associação dos Revendedores de Veículos Seminovos da Bahia), alerta que duas características estão sempre presentes em um golpe: de um lado o comprador ávido em fazer um ótimo negócio procurando vantagens além do convencional e do outro um estelionatário atento a essas demandas oferecendo armadilhas para os compradores. Na maioria das vezes, as vítimas se permitem ludibriar. Na ânsia por negócios muito vantajosos, não tomam as precauções necessárias e terminam tomando prejuízos.

Foto: Divulgação

“O papel da Associação também é informar a população, para que se certifique e faça o negócio com o máximo de garantias. E não se deixar enganar, não se deixar ludibriar por falsas vantagens. Afirma Ari Pinheiro Júnior.

Na hora de comprar ou vender um carro é necessário estar atento para não cair em uma cilada. Optar por comprar ou vender veículos em lojas estabelecidas de renome no setor e que possuam um histórico de credibilidade. e verificar se a revendedora de seminovos é credenciada a ASSOVEBA (Associação dos Revendedores de Veículos Seminovos da Bahia) são dicas seguras para realizar um bom negócio.

Ter a certeza de estar comprando em uma loja associada aumenta a segurança da compra. A ASSOVEBA tem o objetivo de fomentar, qualificar e aprimorar o setor de veículos seminovos para possibilitar mais segurança e tranquilidade, tanto para os consumidores quanto para as lojas associadas. A associação exerce a vigilância para que sejam cumpridas as leis e os princípios morais e éticos que regem a atividade de compra e venda de veículos.

Golpes mais comuns praticados no mercado

Golpe do Sinal:
“Neste caso o golpista atrai a atenção anunciando veículos na internet com valores muito abaixo do mercado. Quando o comprador demonstra interesse o estelionatário pede um adiantamento (“sinal”) para garantir o veículo ao comprador, muitas vezes ele justifica que outro interessado apareceu, em seguida o golpista passa a conta de um laranja para a vítima efetuar o depósito.

Golpe do Mediador:
O estelionatário atua como mediador da venda. Nesse caso, ele entra em contato com determinado anunciante de um veículo e, ao mesmo tempo, entra em contato com algum interessado. Sem maiores detalhes de negociação, ele não barganha o preço anunciado e com o comprador promete vender por menos do que o indicado. Induzido pela falsa possibilidade de economia, a vítima deposita o valor na conta física do falso intermediador.

Fachada Falsa:
Passar credibilidade também é uma das grandes estratégias dos golpistas. Em alguns casos, os estelionatários tiram foto da fachada de uma concessionária ou revenda de seminovos e alteram as informações de contato. Uma armadilha para o comprador ligar para o número falso, que continua sendo um fixo, e passar por todo o processo de negociação, para chegar a solicitação de um “sinal” ou até o pagamento integral, também em conta de terceiros, quando o comprador vai ver o carro na loja, percebe que foi enganado. Para evitar um golpe dessa categoria, basta procurar o site e telefones oficiais da loja e identificar a fachada. Vale lembrar de nunca executar pagamento integral em qualquer conta antes de conferir o estado do veículo presencialmente.

Os golpes prejudicam o setor de veículos seminovos e causam receio nos consumidores, mas os especialistas em segurança tranquilizam a população indicando alguns cuidados na compra de um veículo seminovo:

• Conferir sempre a veracidade da documentação e procurar saber se o veículo é de procedência e pertencente a uma revenda séria, preferencialmente credenciada à ASSOVEBA;

• Ficar atento aos valores médios dos veículos, as taxas de juros praticadas pelo mercado e os benefícios convencionais do setor, nesse processo a tabela Fipe é uma excelente aliada. Preço muito abaixo da média são um alarme de que algo pode estar errado;

• Submeter veículo a uma vistoria cautelar. Neste tipo de avaliação, a vistoria irá avaliar as condições gerais do veículo. Além da parte estrutural, também existe uma preocupação com adulterações no número do chassi, motor, câmbio, vidros, etiquetas de identificação e placas.

Por fim, jamais realize depósitos adiantados, sempre peça para ver o veículo pessoalmente e se assegure de quem realmente é o vendedor do outro lado da linha ou pessoalmente, dessa forma é possível fazer bons negócios e encontrar o carro seminovo ideal para você.

Canal oficial
Para ajudar o consumidor a driblar as armadilhas dos golpistas A ASSOVEBA lançou umsite, que tem como objetivo se tornar referência no estado para os consumidores realizarem pesquisas e compras de veículos seminovos com total segurança e garantia. Pois, todos os veículos ofertados no portal, são exclusivamente das lojas associadas a ASSOVEBA.

Ari Pinheiro Junior explica as motivações para a criação do site: “Estamos vivendo uma onda crescente de golpes na compra e venda de veículos em sites classificados na Internet. Daí, surgiu a necessidade de criar um portal para oferecer aos consumidores opções 100% seguras de compras. A ASSOVEBA reúne as principais revendas de seminovos do estado, são empresas renomadas, conhecidas no mercado, com estruturas montadas em pontos de vendas fixos. Todas as empresas associadas prezam pela qualidade, e garantia.”

No portal o consumidor irá encontrar veículos para todos os gostos e bolsos. Desde os modelos populares, até os veículos mais luxuosos nacionais ou importados. As lojas associadas ASSOVEBA, além dos veículos, oferecem também serviços de financiamento, aceitam carros na troca como parte de pagamento, e prestam total assessoria nos serviços de transferência de propriedade, emplacamento, dentre outros. O que garante mais conforto para os consumidores.

Leia mais:



LOJAS ASSOCIADAS A ASSOVEBA:

● 2 LEÕES AUTOMÓVEIS
● ABAÍDE AUTOMÓVEIS
● ABC VEICULOS BA
● ALBATROZ SEMINOVOS
● AUTO ESTILO VEÍCULOS
● AUTO GP VEÍCULOS
● AUTO SHOPPING ITAPOAN
● AUTO SHOPPING RODRIGUES
● AUTONIVEL VEÍCULOS
● AUTOSARD VEÍCULOS
● AVANT VEÍCULOS
● BAHIA PRIME VEÍCULOS
● BAHIA VIP VEICULOS
● BONOCAR VEÍCULOS
● CAR STORE MULTIMARCAS
● CLASSE MULTIMARCAS
● COSTA AZUL VEÍCULOS
● DANAUTOS VEÍCULOS
● DG SEMINOVOS
● DIOR MULTIMARCAS
● DOM VEÍCULOS
● ELADIO SEMINOVOS
● FLASH AUTOS
● FLEX VEÍCULOS
● FRANKOLIM VEÍCULOS
● IDEAL MULTIMARCAS
● KWANZA ASSESSORIA EM DOCUMENTOS
● MA AUTOMÓVEIS
● MARCELO AUTOS
● MÁRIO VEÍCULOS
● MASTERCAR VEICULOS
● MAYAN VEÍCULOS
● MELHOR VEICULOS
● MG VEICULOS
● MILAR VEICULOS
● MUNDIAL VEICULOS
● OPÇÃO VEÍCULOS
● PAPITOS CAR
● PARAÍSO DO AUTOMÓVEL
● PINHEIRO VEICULOS
● PONTO VEICULOS
● PORSCHE VEICULOS
● PRIME VEICULOS
● PRIMEIRA CLASSE VEICULOS
● RR VEICULOS
● SALVADOR AUTOMÓVEIS
● SELLER VEICULOS
● SEVEN AUTOS
● SINVAL VEÍCULOS
● TRIGO CAR
● UNIK AUTOMÓVEIS
● VELMAX VEÍCULOS
● WM VEÍCULOS

*Conteúdo de responsabilidade da ASSOVEBA

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM NOTÍCIAS :

Ver mais em Notícias