Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Confira cinco benefícios ao consumir a macadâmia na alimentação

A oleaginosa contribui para a perda de peso

Redação iBahia • 25/06/2020 às 10:26 • Atualizada em 31/08/2022 às 13:14 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Quer adotar hábitos saudáveis na alimentação? A oleaginosa macadâmia nativa da Austrália, além de ter um delicioso sabor amanteigado, também é rica em uma série de nutrientes que fazem bem para o organismo. Pensando nisso, a Taeq separou cinco benefícios para consumir a noz na dieta. Confira:

1. Macadâmia faz bem para o coração

Por ser rica em gordura monoinsaturada, uma das maiores vantagens da macadâmia é aumentar os níveis de colesterol bom e diminuir os do ruim. Sendo assim, o coração está entre os principais beneficiados pelo consumo dessa noz amanteigada, já que esse equilíbrio é um dos pontos mais importantes para prevenir o surgimento de doenças cardiovasculares. Outro ponto positivo é a presença do ômega 3, nutriente essencial para a saúde do sistema cardiovascular por ajudar, entre outras coisas, a regular a nossa pressão arterial.

2. Fibras da macadâmia regulam o intestino e evitam a compulsão

Ela contribui para a perda de peso. Isso acontece porque, além do fato de ser rica em gorduras boas, essa oleaginosa também tem a vantagem de promover uma maior sensação de saciedade no organismo por ter muitas fibras e proteínas o que ajuda a evitar as famosas beliscadas fora do horário das refeições e o consumo exagerado dos alimentos. Além disso, impede a compulsão alimentar e ainda permite que o intestino fique bem regulado.

3. Noz previne problemas nos ossos

A saúde dos ossos também é beneficiada pelo consumo da macadâmia. Para começar, a noz é rica em cálcio e fósforo, dois sais minerais fundamentais para a formação, fortalecimento e transporte de nutrientes para os ossos. Além disso, ainda conta com cobre, manganês, magnésio, zinco e o já citado ômega 3, componentes que também ajudam a deixar essa parte do corpo mais forte e a evitar doenças como artrite, artrose e osteoporose.

4. Alimento ajuda a prevenir o câncer e a anemia

Problemas sérios de saúde podem ser evitados com a ajuda da macadâmia. A presença de antioxidantes na noz, como os flavonoides, combate os radicais livres e reduz os riscos de câncer. Além disso, ela é rica em ferro, o que significa que faz bem para o sangue e funciona como uma importante aliada contra a anemia.

5. Macadâmia traz benefícios para o sistema nervoso

Por ter neuroprotetores em sua composição como a vitamina E, antioxidantes, ácido fólico e o ômega 3, a macadâmia também faz bem para o sistema nervoso. Seu consumo contribui para a síntese dos neurotransmissores e ainda ajuda a estimular o cérebro, garantindo um raciocínio mais rápido.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde