A pizza é um alimento amado por milhões de pessoas em todo o mundo. Seus diversos sabores proporcionam sensações incríveis ao paladar, porém, é importante ter alguns cuidados para não exagerar em ingredientes que, em excesso, prejudicam a saúde, como a farinha de trigo, embutidos e gorduras.
Para ajudar nisso, algumas pequenas mudanças podem ser feitas para deixar o prato mais leve e sem alterar o seu sabor típico. A nutricionista Adriana Stavro é quem dá as sugestões de como fazer essas alterações. Veja dicas:
- Peça massa fina em vez de tradicional. Evitar massa grossa diminui calorias e carboidratos.
- Remova um pouco de gordura. Muitas coberturas usam queijos que liberam bastante óleo quando a pizza é assada.
- Mozzarella de búfala é uma delícia e tem menos gordura e mais proteína.
- Coma em um prato menor. Comer em pratos menores faz o cérebro pensar que você comeu mais, dando a sensação de rápida saciedade. (Experimente isso quando estiver em casa).
- Corte as fatias menores. Funciona da mesma forma que comer em um prato menor (pode pedir para cortarem em fatias menores na pizzaria).
- Evite bordas recheadas. Evite queijo extra, molhos cremosos e bordas recheadas, para diminuir a quantidade de gordura.
- Adicione vegetais. Esta é a oportunidade perfeita para colocar e aumentar a ingestão de nutrientes. Tomates, cebolas, pimentões, azeitonas, abobrinhas, brócolis, cogumelos e berinjelas são boas escolhas.
- Peça com menos queijo. Se é possível pedir o dobro da porção de queijo, é possível pedir por meia porção de queijo. Isso diminuirá a gordura saturada.
-Sempre que possível escolha a massa integral.
Outras alterações podem serem feitas caso o preparo da pizza aconteça na sua própria casa:
- Use farinha de trigo integral. A farinha branca é refinada, o que significa que o trigo teve sua casca removida, deixando apenas o amido. Nossos corpos rapidamente transformam isso em açúcar. Mas se usar farinha de trigo integral, um carboidrato complexo, você obtém todos os nutrientes e vai deixá-lo satisfeito por mais tempo.
- Faça o seu próprio molho de tomate. Os molhos prontos costumam ter muito açúcar. Faça o seu usando tomates frescos. Adicione cebola, alho, cenoura para um molho mais nutritivo.
- Use verduras como cobertura. Espinafre, couve, acelga, rúcula, abobrinha, tomate, espinafre e berinjela são algumas sugestões
- Substitua a mozzarella tradicional pela de búfala. Tem menos gordura e mais proteína.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!