Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Conheça seis benefícios ao consumir a erva tomilho no dia a dia

Tomilho também pode funcionar como um remédio para quem precisa aliviar o estresse

Redação iBahia • 06/08/2020 às 11:20 • Atualizada em 31/08/2022 às 3:04 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Quer adotar hábitos saudáveis na alimentação? Você precisa conhecer a erva tomilho, muito utilizada na antiguidade para fins medicinais. A planta que é altamente nutritiva por ser rica em vitaminas e sais minerais, ajuda no aumento da imunidade, redução da pressão arterial por diminuir o colesterol ruim, entre outros. Pensando nisso, a Taeq separou seis benefícios ao consumir o tomilho no dia a dia. Confira:

Alimento tem propriedades antissépticas

Você sabia que o tomilho é muito usado em produtos para higiene bucal e de limpeza das mãos? Isso acontece graças à presença do timol em sua composição, uma substância cristalina com cheiro característico que conta com propriedades antissépticas para tratar infecções e matar fungos e outros micro-organismos indesejados.

Ajuda a prevenir o câncer por ter agentes antioxidantes

Por ter antioxidantes em sua composição como é o caso dos flavonoides, outra importante função do tomilho é ajudar a impedir a ação dos radicais livres e a proliferação de células cancerígenas. Além disso, por prevenir o chamado estresse antioxidativo, também é um aliado para impedir o envelhecimento precoce da pele.

Tomilho aumenta a imunidade e ainda melhora a circulação sanguínea

O tomilho é indispensável na dieta de quem precisa melhorar a imunidade. Isso ocorre porque o alimento é rico em vitamina C, que ajuda a estimular a produção de glóbulos brancos (leucócitos) no organismo. Mas seus benefícios para o sistema sanguíneo não param por aí: por também aumentar a produção dos glóbulos vermelhos, devido à presença de ferro e de outros minerais, a erva também é indicada para melhorar a circulação sanguínea.

Erva alivia o estresse por melhorar o humor

Muita gente não sabe, mas o tomilho também pode funcionar como um remédio para quem precisa aliviar o estresse. Ele conta com uma substância chamada carvacrol - que, segundo estudos recentes, mostrou ser capaz de influenciar o humor, aumentando os níveis de dopamina e serotonina.

Pode ser usado em casos de envenenamento

O tomilho também ficou muito conhecido na Antiguidade por funcionar como um remédio em casos de envenenamento, já que ele conta com propriedades que ajudam a impedir a contaminação de alimentos e a descontaminação dos que já estão comprometidos.

Alimento funciona como tratamento contra problemas respiratórios

O sistema respiratório está entre os maiores beneficiados pelo consumo de tomilho. É que, por ter ação expectorante e substâncias que ajudam a combater a inflamação, ele ajuda a tratar e diminuir as chances do aparecimento de doenças respiratórias, como bronquite, asma, alergias, resfriados e sinusite.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde