icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SAÚDE

Conheça tipos e os benefícios ao consumir essas bebidas

Além de serem relaxantes seus mais diversos tipos podem ser considerados calmantes naturais

foto autor

Redação iBahia

29/08/2020 às 18:25 • Atualizada em 31/08/2022 às 16:02 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Pensando em adotar hábitos saudáveis na alimentação? Você pode investir nos chás. Eles além de serem relaxantes, nutritivos e saborosos, seus mais diversos tipos podem ser considerados calmantes naturais. Pensando nisso, o site Taeq separou 10 tipos da bebida e seus benefícios ao serem consumidos regularmente. Confira:

1 - Chá verde: Um dos mais conhecidos e talvez, o mais utilizado na alimentação saudável, a bebida possui efeito diurético, propriedades antioxidantes, ajuda a acelerar o metabolismo e atua na redução do colesterol.

2 - Hibisco: Também usado por quem deseja diminuir as medidas, o chá de hibisco é preparado com a flor da planta e se destaca por ser consumido, na maioria das vezes, frio. Suas propriedades incluem ser diurético, ajudando no funcionamento dos rins, e a alta presença de agente antioxidantes, que previnem o envelhecimento precoce das célula. Segundo Carolina Xavier, o chá de hibisco é indicado para acelerar o metabolismo e para diminuir a retenção de líquidos.

3 - Alfazema: Depois de um dia estressante e cheio de atividades, nada melhor do que um chá para acalmar e nos proporcionar uma noite relaxante! Para isso, invista no chá de alfazema! Com função calmante e antidepressiva, a bebida é muito utilizada para combater a insônia, dores de cabeça causadas por tensão e o estresse.

4 - Camomila: Assim como o chá de alfazema, a camomila é ainda mais tradicional para acalmar. "Possui propriedades levemente sedativas, contribui para aliviar dores e tônica para os nervos. É muito usada para combater a ansiedade, insônia, indigestão, cólicas menstruais, flatulência e dores causadas por gases.

5 - Erva-doce (funcho): Além de ser uma receita certa da vovó para acalmar os ânimos, o chá de erva-doce também possui ação diurética e anti-inflamatória no organismo. Seu consumo é muito utilizado para melhorar o processo digestivo e para combater o excesso de flatulência. Para as mulheres que sofrem com as cólicas no período menstrual, o chá de erva-doce também pode ser um bom aliado.

6 - Tanchagem: Com propriedades medicinais e efeito cicatrizante, o chá da folha é uma boa opção para combater as doenças crônicas, tal como a bronquite, além de diminuir as alergias e tosses. Possui efeito levemente expectorante e também é utilizado para a cura de úlceras e feridas, ajudando no processo de cicatrização.

7 - Sálvia: Aliado da saúde feminina, já que ajuda no combate às cólicas menstruais e no alívio dos sintomas da menopausa, o chá de sálvia também é conhecido por facilitar o trânsito intestinal, favorecer uma boa digestão e diminuir a quantidade de gases. Segundo a nutricionista Carolina Xavier, o chá de sálvia possui propriedades antisséptica e anti-inflamatória, sendo muito utilizado para o tratamento de aftas, garganta irritada e laringite.

8 - Salsinha: A salsa já é muito utilizada na culinária como tempero, porém, ela também pode ser utilizada como chá, sendo muito benéfica para nossa saúde. Com efeito diurético e antioxidante, a bebida pode ajudar a favorecer uma boa digestão além de ser utilizada para controlar a retenção de líquidos e ajudar na limpeza dos rins.

9 - Melissa: De sabor doce, o chá de melissa é extremamente saboroso e pode ser incluído em diversos momentos do dia. É uma ótima opção de bebida para combater a depressão, o estresse acumulado, a ansiedade e até a insônia. Suas propriedades possuem efeito calmante e hipotensiva, diminuindo os riscos de doenças cardiovasculares.

10 - Hortelã: Refrescante, saboroso e saudável, o chá de hortelã é muito utilizado para favorecer uma boa digestão, diminuir os enjoos e vômitos. Possui propriedades anti-espasmódica e digestiva e pode ser usado para gripes, resfriados, indigestão, flatulência e falta de apetite.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Saúde