iBahia > preta bahia
Saiba mais

Festival Beiru das Artes Negras tem programação em escolas do Cabula

Atividades do evento também acontecerão no Teatro da UNEB. Festival acontece dos dias 20 a 24 e no dia 26 de novembro

Iamany Santos • 16/11/2023 às 21:40 • Atualizada em 16/11/2023 às 23:51

Google News siga o iBahia no Google News!

O Festival Beiru das Artes Negras (FESTBAN), realizado pelo Instituto de Formação em Artes (IFÁ), acontece em Salvador nos dias 20, 21, 22, 23, 24 e 26 de novembro.

Evento acontece nas escolas do Cabula, das 9h às 17h, de 20 a 24 de dezembro

Evento acontece nas escolas do Cabula, das 9h às 17h, de 20 a 24 de dezembro. Já no dia 26, a programação do evento será realizada no Teatro da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), a partir das 14h.

Farão parte da programação nas escolas públicas do Cabula: oficinas de de teatro, percussão, dança, performance, poesia, música, audiovisual e capoeira. As atividades acontecerão nos turnos matutino e vespertino.

O evento integra as celebrações do mês da Consciência Negra e tem o objetivo de estimular a juventude negra a despertar para a utilização da arte como instrumento de educação social. O nome do evento se inspira na história de resistência de Beiru, líder negro que veio escravizado da Nigéria e se estabeleceu como uma personalidade histórica na região do Cabula.

Já no Teatro da UNEB, acontecerão apresentações dos grupos:

  • Mãos no Couro,
  • Companhia de Artes Elementos,
  • Cia da Mata, Associação de Capoeira Beiru,
  • Associação de Capoeira Defesa e Ataque Novo Geração,
  • Coletivo Tempo de Evoluir,
  • Ballet Cetro Clóvis Soares 

As artistas Carolina Bastos (Kalemba), Emillie Lapa e Natalyne Santos também se apresentarão no evento. Toda a programação no Teatro da UNEB é aberta ao público. Segundo o idealizador e diretor artístico do FESTBAN, Robson Correia, o evento é uma ação formativa e uma revitalização histórica.

"Esse festival potencializa, difunde e fomenta as artes afrodiaspóricas, que estão presentes na periferia, e homenageia o negro BEIRU vindo das terras de Oiò na Nigéria, continente africano, para ser escravizado em Salvador, mais especificamente na fazenda dos Garcia D'avila 'Campo Seco' hoje conhecido como bairro Beiru/Tancredo Neves. É também uma forma de manter vivo o legado de resistência das nossas ancestralidades", afirma.

Festival Beiru das Artes Negras (FESTBAN)

Quando? De 20 a 26 de Novembro

Programação? Das 9h às 17h de 20 a 24 de Novembro nas escolas do Cabula; A partir das 14h, dia 26 de Novembro, Teatro da Uneb.

TAGS:

Cabula salvador

RELACIONADAS:

MAIS EM PRETA BAHIA :

Ver mais em Preta Bahia