Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > salvador - 475 anos
Whatsapp Whatsapp
Aniversário de Salvador

Conheça São Francisco Xavier, o padroeiro de Salvador

Festa litúrgica de São Francisco Xavier acontece no dia 10 de maio em Salvador

Isadora Gomes • 17/03/2024 às 9:00 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Salvador é muito conhecida pela fé, devoção e grandes celebrações religiosas. Apesar de ter 366 anos como patrono da capital baiana, São Francisco Xavier ainda é pouco conhecido na cidade. A festa litúrgica em Salvador acontece no dia 10 de maio, data em memória à intercessão ao santo.


				
					Conheça São Francisco Xavier, o padroeiro de Salvador
São Francisco Xavier é patrono de Salvador há 366 anos. Foto: Fábio Silva / Arquidiocese de Salvador

E em comemoração aos 475 anos da cidade, o iBahia buscou informações e detalhes sobre a história, obra e devoção ao santo padroeiro de Salvador. Confira abaixo:

Leia mais:

História de São Francisco Xavier

São Francisco Xavier nasceu no castelo de Xavier, na Espanha. Em 7 de abril de 1506, sofreu com a guerra, onde aprendeu a nobreza e a valentia. Aos 18 anos, ingressou na universidade, aprendeu línguas estrangeiras e tornou-se poliglota.

Muito religioso, em 1530, entrou para o Seminário de Veneza, e então, dedicou sua vida à missão de levar a mensagem da Igreja Católica ao Oriente, especialmente ao Japão e à Índia. Como missionário, se destacou no papel de embaixador da Igreja junto a diversas comunidades e nações.

O padroeiro de Salvador faleceu aos 46 anos, em 1552 de peste. Foi beatificado em 1605 pelo Papa Paulo V e, em março de 1622, passou a ser reverenciado como São Francisco Xavier, após ser canonizado pelo Papa Gregório XV.


				
					Conheça São Francisco Xavier, o padroeiro de Salvador
Festa litúrgica de São Francisco Xavier acontece no dia 10 de maio em Salvador. Foto: Fábio Silva / Arquidiocese de Salvador

Intercessão de São Francisco Xavier em Salvador

A história conta que o ano de 1686 foi muito difícil para a população de Salvador, que foi atingida pela peste da febre amarela, e vitimou milhares de pessoas. Como a peste se prolongou por vários meses, os padres jesuítas sugeriram ao povo que implorasse a intercessão de São Francisco Xavier, que faleceu devido à doença em uma ilha do litoral da China.

As preces foram atendidas, e a febre amarela rapidamente cessou. Nesse mesmo ano, graças a um movimento popular, as autoridades municipais da época, que comandavam o então denominado “Senado da Câmara”, solicitaram ao Papa que São Francisco Xavier fosse declarado “protetor oficial” da cidade.

Em uma bula solene datada de 10 de maio, São Francisco foi proclamado padroeiro de Salvador. Desde então, anualmente, fiés e devotos prestam homenagens ao santo.


				
					Conheça São Francisco Xavier, o padroeiro de Salvador
São Francisco Xavier não possui igreja em Salvador. Foto: Fábio Silva / Arquidiocese de Salvador

Tem igreja de São Francisco Xavier em Salvador?

Apesar de décadas como patrono de Salvador, São Francisco Xavier não possui uma igreja em sua devoção. Pequenas capelas são dedicadas ao santo na cidade, mas é na Catedral Basílica do Santíssimo Salvador que o padroeiro tem um altar e são celebradas missas.

Outras paróquias como a da Nossa Senhora do Carmo (Sete de Abril) e Nossa Senhora Sant'Ana (Rio Vermelho) também celebram a festa no dia 10 de maio em Salvador.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SALVADOR - 475 ANOS :

Ver mais em Salvador - 475 anos