Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > salvador
Whatsapp Whatsapp
Operação Fauda

Morre quinto suspeito de confronto que vitimou policial federal em Valéria

Outros quatro homens morreram e dois policiais ficaram feridos na ação, na última sexta-feira (15)

Redação iBahia • 16/09/2023 às 10:49 • Atualizada em 16/09/2023 às 17:37 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Morre quinto suspeito de confronto que vitimou policial federal em Valéria
Foto: Divugação SSP-BA / Alberto Maraux

A Polícia Civil confirmou a morte do quinto suspeito envolvido nos confrontos no bairro de Valéria, na sexta-feira (15). A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) informou na manhã deste sábado (16) que o homem foi localizado no bairro de Mirante de Periperi, durante a madrugada.

O suspeito foi baleado após confronto com os policiais. Em nota, a SSP-BA explicou que equipes da Patamo e da Polícia Federal foram ao bairro após receberem denúncias anônimas. No local, encontraram um grupo, e na tentativa de abordagem houve troca de tiros. O suspeito chegou a ser socorrido no Hospital do Subúrbio, mas não resistiu.

Leia mais:

Ainda de acordo com a SSP-BA, o suspeito era comparsa dos outros quatro homens que morreram em Valéria na sexta. Na ação, um agente federal, Lucas Caribé de Almeida, de 42 anos, foi morto por grupo criminoso. Outros dois policiais, federal e civil, também ficaram feridos durante a operação.

Ainda segundo a SSP-BA, o suspeito possui passagem por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Foram apreendidos uma submetralhadora calibre 9mm, carregador, munições e um celular. Outros integrantes do grupo fugiram do local.

Policiais foram surpreendidos por grupos criminosos

Os policiais federais e civis que participaram da operação nesta sexta-feira (15), no bairro de Valéria, em Salvador, foram surpreendidos pela presença de integrantes de grupos criminosos que estavam prestas a entrar em confronto na região.

Um dos suspeitos morto no confronto foi identificado como Uélisson Neves Brito, conhecido como "Cara Fina". Ele foragido da polícia e integrava o Baralho do Crime da SSP-BA. Os nomes dos outros três suspeitos não serão divulgados pela secretaria

De acordo com fontes da TV Bahia e g1, a situação começou quando integrantes da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) e da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) planejavam uma ação contra o grupo criminoso que atua no local.

No entanto, ao chegaram no bairro, os policiais encontraram integrantes de um outro grupo, que pretendiam fazer a retomada da área. Um confronto foi iniciado entre os agentes e os suspeitos, que estavam fortemente armados. Durante coletiva para apresentar o resultado da "Operação Fauda", o secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, explicou a situação.

"As equipes policiais ao se deslocarem para a realização da operação se depararam com um 'bonde', onde houve a situação de enfrentamento que ocasionou, infelizmente, na morte do policial, no ferimento de outros dois policiais, e na morte de dois criminosos que ali se encontravam”, contou.

Entenda operação

A FICCO foi lançada em agosto deste ano pela SSP-BA e Polícia Federal. O objetivo é de intensificar, em caráter especial, o enfrentamento às organizações e associações criminosas. A integração entre os governos estadual e federal será feita de forma pontual, caso eles entendam que exista a necessidade, como foi o caso de Valéria.

Segundo a SSP-BA, um grupo criminoso está escondido em uma região de mata fechada, do bairro de Valéria. Equipes das Polícias Federal, Militar e Civil cumprem ordens judiciais, à procura de foragidos, armas, munições e entorpecentes.

Devido a ação, um intenso engarrafamento foi formado nas regiões da Estrada do Derba, Estrada Velha de Paripe e na Avenida Afrânio Peixoto, conhecida como Suburbana. Helicópteros do Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar realizam varreduras na região de Valéria e no Subúrbio Ferroviário à procura dos suspeitos.

O secretário Marcelo Werner informou que a operação continua na região de Valéria, em uma área de disputa entre grupos criminosos.

“Nós não iremos descansar e faremos todos os esforços, de forma integrada, para capturar os criminosos. Nós traremos os responsáveis por esse crime a justiça”, finalizou.

O Superintendente Regional da Polícia Federal na Bahia, delegado Flávio Márcio Albergaria Silva, que também estava presente na coletiva dessa sexta, informou que a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) já demostra o alinhamento entre os Governos Federal e Estadual.

“O Governo Federal tem dado total apoio para a nossa atuação conjunta. A gente teve o apoio de uma equipe tática de Brasília que veio para essa operação e estamos recebendo o reforço de outra equipe, inclusive com a presença do nosso diretor geral, para demonstrar esse apoio do Ministério da Justiça. Estamos em uma ação conjunta e integrada no combate as facções criminosas do estado”, destacou.

*Matéria em atualização

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SALVADOR :

Ver mais em Salvador