Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Conheça alimentos que combatem ao estresse

Existem alguns alimentos que diminuem a produção de radicais livres por possuírem antioxidantes, fundamentais no combate ao estresse

Redação iBahia • 07/03/2020 às 0:01 • Atualizada em 31/08/2022 às 14:21 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Rotina corrida? Muito estresse? Cansado (a) de viver no limite emocional? Se você respondeu sim para alguma dessas perguntas, chegou a hora de mudar de vida. Uma alimentação equilibrada pode contribuir no combate desses problemas, que atinge um número cada vez maior de pessoas.

Existem alguns alimentos que diminuem a produção de radicais livres por possuírem antioxidantes, fundamentais no combate ao estresse. Além de alimentos ricos em substâncias precursoras de neurotransmissores como a serotonina, responsável pelo bom humor e sensação de prazer.

Gelato de abacate (Foto: divulgação / Nutrição Kurotel)

É importante salientar também, que os maus hábitos alimentares, como ingestão excessiva de cafeína e alimentos muito estimulantes, além de açúcar, sal, e produtos refinados pode agravar o estresse no organismo. A equipe de nutrição da Kurotel preparou uma lista de alimentos que auxiliam significativamente na luta contra o estresse. Confira:

Castanha do Pará, amêndoa: Ricas em magnésio e selênio, minerais importantes no combate ao estresse.

Banana: rica em magnésio e vitamina B6, minerais que ajudam na produção de neurotransmissores que diminuem a ansiedade. Também contém triptofano que estimula a produção de serotonina.

Feijão, lentilha: possuem magnésio e cálcio, além de serem ricos em triptofano, promovem a produção de serotonina.

Aipo: Quatro talos ao dia ajudam a reduzir a liberação do hormônio que causa o estresse. O Aipo também possui niacinamida que promove o relaxamento.

Abacate: contém ácido fólico, ferro, magnésio, potássio e vitaminas B3, B6, C e E, auxilia no controle da ansiedade.

Maracujá: o chá de maracujá e as folhas da fruta são ricos em vitamina C e também em compostos químicos chamados flavonoides, que ajudam a acalmar o sistema nervoso central.

Leia mais:



Alface: possui uma substância chamada lactucina, que tem propriedades calmantes, usada às vezes até como sedativos.

Brócolis: ajuda no combate à depressão e é rico em ácido fólico, muito importante para ajudar no bom funcionamento das células.

Peixes e frutos do mar: os alimentos contêm zinco e selênio, principais componentes para diminuir a ansiedade.

Opte sempre por uma alimentação equilibrada e saudável, pois ela melhora as atividades orgânicas, favorecendo um bom funcionamento de todo o corpo e mente.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde